Investigação Ambiental de Alta Resolução

O maior risco financeiro de um projeto ambiental reside na etapa de investigação. A metodologia utilizada tradicionalmente no mapeamento de passivos ambientais utiliza uma malha de dados restrita, em função dos elevados custos de sondagem e análises químicas. Essa abordagem, gera modelos conceituais imprecisos e, consequentemente, projeto de remediação caros e ineficazes.

Desde 2009, a GEOKLOCK utiliza em seus projetos de investigação ambiental as mais modernas ferramentas de investigação em alta resolução disponíveis no mercado. Nosso portfólio de tecnologias de alta definição inclui: MIP (Membrane Interface Probe), OIP (Optical Image Profiler), HPT (Hydraulic Profiling Tool) e EC (Electrical Condutivity).

Durante os projetos de investigação da GEOKLOCK, os dados gerados pelas ferramentas de alta resolução são interpretados em tempo real por uma equipe experiente de especialistas. Essas informações orientam de forma precisa as equipes de campo durante a evolução do trabalho e garantem a coleta de um pacote de informações adequada para o desenvolvimento de modelos ambientais robustos, mesmo em cenários complexos.

É possível identificar, durante a execução das sondagens, tipos de material perfurado, permeabilidades, além de fase livre de hidrocarbonetos e ocorrências dissolvidas de VOCs. Os equipamentos operam nas mais diversas condições, uma vez que podem ser acoplados a uma grande variedade de perfuratrizes, desde um Geoprobe 420M até o 7822DT, o que garante grande versatilidade em sua aplicação.

Além de garantir a aplicação adequada de recursos na definição e implantação de ações de remediação, reduzindo o custo global dos projetos e minimizando riscos operacionais, a utilização de ferramentas de alta resolução atende a uma recomendação da CETESB, estabelecida pela sua mais recente decisão de diretoria, a DD-038, publicada em fevereiro de 2017.

Unidades de Alta Resolução GEOKLOCK

As unidades de alta resolução da GEOKLOCK estão montadas em veículos preparados, capazes de transportar toda infraestrutura exigida para o projeto. As principais ferramentas de alta resolução instaladas na unidade móvel GEOKLOCK são:

  • MIP: Ferramenta consagrada para o mapeamento de VOCs, está equipada com os sensores FID, PID e XSD, permitindo a detecção de parâmetros como BTEX, organoclorados e metano.
  • HPT: Poderosa ferramenta para o mapeamento de contrastes de permeabilidades. Interpretada em conjunto com o dipolo EC e com a sonda MIP, permite a definição de zonas de transporte e de estoque de contaminação, possibilitando a elaboração de modelos conceituais mais representativos.
  • EC: Possibilita medições de condutividade elétrica em alta resolução. Pode ser útil para identificação da granulação do material perfurado, bem como para o mapeamento de contaminantes ou traçadores, que causem alterações na condutividade elétrica do meio.
  • OIP: Equipamento robusto, capaz de identificar, em alta resolução, fase livre de hidrocarbonetos que apresentem fluorescência induzida por luz UV. Também pode fazer imagens do solo na banda do visível.

Principais Vantagens das Ferramentas de Alta Resolução

  • Redução do custo global de investigação e remediação;
  • Investigações rápidas e precisas;
  • Modelos conceituais robustos;
  • Remediações cirúrgicas e mais eficazes;
  • Alinhadas aos principais protocolos de investigação nacionais e internacionais, incluindo a DD-038, mais recente decisão de diretoria da CETESB, publicada em fevereiro de 2017 e a metodologia Triad estabelecida pela US EPA, agência ambiental norte-americana.

Diferenciais da GEOKLOCK

  • Equipamentos e equipes próprios, garantindo agilidade e padrão de qualidade nos serviços;
  • Equipe técnica qualificada e experiente, com mais de 40 projetos de investigação ambiental de alta resolução desenvolvidos desde 2009;
  • Empresa global, presente nas Américas, Europa e Ásia.

 

Saiba mais sobre: Geoklock – Consultoria Ambiental em SP

Veja outras notícias, clique aqui.