Análise de custo-efetividade de processos
Projeto

Análise de custo-efetividade de processos

Neste projeto a GEOKLOCK avaliou os impactos que constantes alagamentos causam às operações de uma unidade industrial no estado do Rio de Janeiro. Distante da abordagem da solução que está fora dos limites da fábrica, ou seja, no poder público, o cliente decidiu que necessitava investir para evitar as perdas que ele já havia obtido devido aos alagamentos.

A tomada de decisão por investimentos passa por diversas etapas até que possa ser efetivada. Neste percurso é comum que outras opções ou mesmo questionamentos surjam, principalmente quanto a viabilidade econômica do investimento entre outros aspectos.

A análise de custo benefício realizada pela GEOKLOCK abordou tanto os aspectos técnicos e econômicos como relativizou o investimento frente a opções existentes ou ainda não idealizadas, gerando ao cliente a possibilidade de tomar uma decisão assertiva e seguramente viável.

O projeto inicialmente verificou os valores envolvidos em cada situação, incluindo nas propostas de ações em discussão. De posse do material financeiro foi realizada uma validação técnica sobre a efetividade de cada ação em termos da redução dos danos financeiros.

O resultado foi a elaboração de uma curva de custo-benefício ou também conhecida curva de custo-efetividade. Esta curva auxiliou o cliente na tomada da melhor decisão frente as opções, de modo a priorizar suas ações alinhados aos resultados financeiros, que neste caso seriam relativos a redução das perdas e danos.

A metodologia de trabalho contou também com uma abordagem participativa junto ao cliente por meio da realização de workshops, envolvendo as principais áreas da empresa que possuem relevância na tomada desta decisão.


<< voltar