Avaliação ambiental preliminar para mapeamento de áreas suspeitas de contaminação
Projeto

Avaliação ambiental preliminar para mapeamento de áreas suspeitas de contaminação

Com base nas orientações da CETESB DD-038/2017, bem como na metodologia descrita na norma ABNT NBR 15515-1, a GEOKLOCK elaborou amplo estudo com o objetivo de realizar uma investigação preliminar de uma área industrial localizada na Grande São Paulo.

O estudo utilizou um conjunto de dados de campo, históricos, disponibilizados por institutos oficiais, como IBGE, e imagens aéreas para a elaboração do diagnóstico de uma área com mais de 100.000 m2.

Além de mapear potenciais ocorrências e receptores críticos, o estudo produziu um robusto pacote de dados ambientais estratégicos, descrevendo em detalhes as características das ocupações atual e pretérita, além de informações geológicas, hidrogeológicas, hidrológicas e geográficas.

Foram também identificados os principais insumos e matérias-primas utilizados na unidade industrial, bem como toda a linha de produtos fabricados no site.

O trabalho orientou a construção de um modelo conceitual que relacionou potenciais fontes de contaminação a eventuais receptores e a partir dessas conclusões orientou a realização de atividades complementares de investigação ambiental.


<< voltar