Estudo de análise de risco
Projeto

Estudo de análise de risco

A GEOKLOCK foi contratada para realizar um estudo de análise de risco em função da instalação de um novo tanque de querosene em áreas localizada em Guarulhos/SP.

Este estudo teve o objetivo de avaliar eventuais impactos de um evento catastrófico nesse tanque e propor um plano de gerenciamento de riscos.

Para esse trabalho utilizou-se como referência a Norma Técnica CETESB P4.261 – “Manual de orientação para a elaboração de estudos de análise de riscos”, aplica-se às plantas químicas de processo, sistemas de armazenamento de substâncias químicas e outros empreendimentos similares, que operam com substâncias inflamáveis e/ou tóxicas (CETESB, 2003, p.8).

A metodologia estabelece que as substâncias químicas utilizadas sejam classificadas quanto à periculosidade, determinadas as quantidades e as distâncias seguras, e então comparadas com as distâncias reais da população fixa, para que, finalmente, seja determinada a necessidade ou não da elaboração de um estudo de análise de riscos.

Nessa avaliação foram verificados os cenários acidentais possíveis para instalação do empreendimento, de modo a identificar os riscos potenciais e, consequentemente, eventuais ajustes de projeto, para o perfeito atendimento da legislação.


<< voltar