Inventário de asbesto (amianto)
Projeto

Inventário de asbesto (amianto)

A utilização do asbesto como material na indústria da construção civil foi real e amplamente aplicada. Com o advento das novas legislações e normas, as empresas passaram a buscar o mapeamento desse material em seus escritórios e áreas produtivas.

A GEOKLOCK foi contratada por uma empresa de serviços para realizar um inventário sobre a utilização do asbesto em todas as suas unidades.

O desenvolvimento deste projeto contou com uma etapa relevante de reconhecimento dos materiais que historicamente continham o asbesto, amplamente utilizado por suas características de isolamento térmico, resistência ao desgaste e baixo custo produtivo.

Considerando os diversos escritórios da empresa espalhados pelo Brasil e a idade das instalações – algumas bem antigas – era, portanto, necessário avaliar a qualidade do ar ambiente e inventariar os materiais que necessitaria de uma gestão do ponto de vista ambiental e de saúde ocupacional.

Após levantamento prévio, todas as unidades foram vistoriadas e amostras dos materiais coletadas e enviadas para análise laboratorial. De posse dos resultados, foram elaborados os mapas de inventário de materiais contendo asbesto.

Como produto, foram identificados os riscos à saúde humana encontrados nas salas e áreas onde havia a presença de asbesto e, igualmente importante, planejadas as atividades quanto à gestão desses materiais.


<< voltar