Pegada de carbono de produtos
Projeto

Pegada de carbono de produtos

Durante os anos de 2010 e 2011, a GEOKLOCK desenvolveu a pegada de carbono de toda uma cadeia de produtos que tem como resultado final automóveis, incluindo as etapas de transporte, venda, uso, manutenção e descarte.

O projeto foi iniciado pela elaboração do inventário de gases de efeito estufa (GEE) da unidade de produção dos automóveis e também por um preciso mapeamento da cadeia de fornecimento. 

Eleitos os fornecedores, foram realizados inventários de GEE para os mais relevantes e organizadas as coletas de dados e detalhamentos dos processos produtivos e de serviços da cadeia produtiva. Em alguns casos foi realizado também um inventário de GEE dos fornecedores diretos e indiretos.

Após o levantamento dos dados, a GEOKLOCK elaborou toda a alocação das emissões e das partes e peças que as compõem, trazendo à tona uma enorme diversidade de fatores que determinam a pegada de carbono do automóvel.

As etapas de transporte, venda, uso, manutenção e descarte foram desafiadoras, principalmente pela falta de dados e, em certos casos, pela complexidade envolvida. Chegou-se, por fim, ao cálculo da pegada de carbono do veículo dado um tempo de vida útil e formas de manutenção e disposição.

Outro produto deste trabalho foi o de levar à empresa o conhecimento dos elos produtivos mais intensivos em emissões, permitindo que políticas eficazes de redução possam ser implementadas.


<< voltar