Reúso de água
Projeto

Reúso de água

Uma fábrica do segmento de bens e serviços localizada na região de São Carlos/SP, decidiu avaliar a viabilidade de se implantar um projeto de reúso, visto que sua demanda por água era elevada e a região em que estava inserida apresentava severas restrições quanto a disponibilidade de recursos hídricos.

Apesar da água captada pela empresa em questão ser de excelente qualidade, o limite de captação já havia sido atingido e a ampliação da outorga não era viável.

A GEOKLOCK realizou o levantamento de dados para o balanço hídrico, combinando os resultados com as demandas projetadas. Essa análise considerou as alternativas tecnicamente viáveis, investimentos e custos, um quadro de opções foi apresentado e discutido, sendo a alternativa de reuso a mais interessante.

Além disso, foi elaborado um plano de amostragem das linhas de efluentes de interesse e realizou as coletas e análises químicas, de modo a detalhar a alternativa escolhida.

Além do conceito, foi elaborado o projeto detalhado do sistema de tratamento e reuso e também os projetos básico e detalhado das lagoas de armazenamento de efluente tratado.

Visando o aproveitamento de uma área disponível e criar uma área de impacto paisagístico, a Geoklock propôs uma lagoa com dois compartimentos, sendo um deles, o reservatório para a alimentação das linhas de reúso.


<< voltar