Integração de sistemas e gestão de dados

CETREL, uma empresa de Soluções Ambientais no Setor Industrial com mais de 30 anos de mercado. Contempla em seu portfólio o desenvolvimento de projetos com foco em inovação e sustentabilidade, serviços de gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de efluentes e monitoramento da qualidade da água.

Responsável pela operação dos sistemas de proteção ambiental do maior complexo industrial integrado da América Latina localizado em Camaçari (BA) e toda a sua área de influência, realiza o gerenciamento de mais de 20 anos de atividades. Com esta demanda, a organização define ações de diagnóstico e remediação de áreas contaminadas integradas a uma série de estratégias para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A consolidação desta postura proativa permite o aprimoramento contínuo de seu desempenho operacional e empresarial, incluindo investimentos em soluções tecnológicas. As possibilidades de integração com sistemas internos e customização de softwares eficientes e reconhecidos no mercado ambiental, apresentaram-se como fatores tecnológicos decisivos diante da busca de uma solução inovadora para o gerenciamento de dados ambientais.

Desafios

  • Integrar as novas ferramentas com os sistemas internos (ArcView™  ESRI™, LIMS Laboratorial e sistemas financeiros), proporcionando um fluxo de trabalho planejado e com redução de falhas para os diferentes setores envolvidos;
  • Armazenar e gerir grandes quantidades de dados ambientais (mais de dois mil poços de monitoramento e cerca de dois milhões de resultados analíticos) em um ambiente seguro, confiável e de rápido processamento aumentando o controle da qualidade de dados;
  • Assegurar a coleta de dados eficiente de dez técnicos de campo gerando dados simultaneamente em tecnologia GIS;
  • Aumentar a produtividade na execução de atividades rotineiras, como a redução do tempo de coleta e análise de dados;
  • Melhorar o relacionamento com o cliente, refletindo em uma maior rapidez e qualidade na entrega de análises de dados;
  • Estabelecer diretrizes de qualidade e criar fluxos de trabalho sem desvios,permitindo a tomada de decisões com maior credibilidade.

Soluções

  • Trabalhou em parceria com a GEOKLOCK para criar a integração dos sistemas com o EQuIS™, criando um fluxo de trabalho completo com o planejamento de amostragem, a execução do trabalho de campo, associação com resultados analíticos e fechamento financeiro
  • Implementou a ferramenta de planejamento SPM para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos direcionado principalmente às demandas do Polo Industrial de Camaçari.
  • Implementou o EDGE em equipamentos eletrônicos portáteis para substituir os boletins de campo em papel na realização de trabalhos de campo (na primeira semana, redução de 30% do tempo de coleta de dados de campo e inserção dos mesmos no banco de dados).
  • Padronizou cadeias de custódias, possibilitou conduzir padrões para os mais diversos tipos de dados e aumentou o nível de organização interna.
  • Proporcionou uma maior motivação dos funcionários e de satisfação dos clientes, tornando mais funcional e rápida a elaboração e entregas de relatórios consistentes e confiáveis.

Veja outros projetos, clique aqui.