SERVIÇOS

Avaliação de ciclo de vida

A Análise de Ciclo de Vida (ACV) avalia as complexas interações entre produtos e o meio ambiente, desde a extração da matéria prima até a disposição final. A Análise de Ciclo de Vida (ACV) é uma forma de expandir o entendimento dos impactos por uma larga gama de aspectos ambientais.

As normas internacionais de gestão ambiental, como a série ISO 14000, demandam melhorias contínuas nos sistemas de gestão ambiental das empresas respondendo às expectativas de redução dos impactos ambientais de produtos e serviços provenientes da sociedade civil, dos consumidores e dos governos. A utilização da Análise de Ciclo de Vida (ACV) é a ferramenta adequada para satisfazer estas expectativas.

A rotulagem ambiental – os selos e certificados – são ferramentas de comunicação sobre os aspectos ambientais do produto ou serviço. A Organização Internacional de Normalização (ISO) estabeleceu uma classificação dos diversos tipos de rotulagem que os divide em três tipos:

  • A rotulagem dos tipos 1 e 2 deve levar em consideração o pensamento no ciclo de vida (Life Cycle Thinking), para assegurar a relevância ambiental das informações, mas nestas não existe a exigência da realização completa da análise do ciclo de vida dos produtos (ACV)
  • As do tipo 3 fornecem dados ambientais quantificados sobre parâmetros preestabelecidos e baseados numa Análise de Ciclo de Vida (ACV)

O padrão para análise de ciclo de vida de produtos é definido pela norma NBR ISO 14040:2009, a qual divide a avaliação em quatro etapas principais:

  • Definição de objetivo e escopo do estudo
  • Análise de inventário de ciclo de vida
  • Avaliação de impactos do ciclo de vida
  • Interpretação dos resultados

Os estudos de ciclo de vida são importantes aliados em planos estratégicos de sustentabilidade por serem abrangentes e fundamentados cientificamente.